quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ÓCULOS DE SOL - ACESSÓRIO DE ELEGÂNCIA E MISTÉRIO

Os olhos são a região mais exposta do corpo, recebem muita luz – principalmente no verão – e têm 15 vezes mais terminações nervosas que as pontas dos dedos, por exemplo. Para cuidar da saúde da visão, portanto, é preciso saber escolher os óculos de sol certos. Visam proporcionar maior conforto para a visão em dias de sol forte, proteger os olhos dos raios solares prejudiciais à saúde ocular, prevenindo o envelhecimento precoce e outras doenças oculares e, por fim, o papel de acessório, sendo usado por vaidade, moda ou por nos fazer sentir mais bonitos, elegantes.

A HISTÓRIA DOS QUERIDOS ÓCULOS DE SOL
A primeira lente escura conhecida foi uma lâmina verde usada pelo imperador Nero, no século I. Segundo Miguel Giannini, do Museu dos Óculos Gioconda Giannini, a lente de Nero era provavelmente de vidro.
O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação surgiu na Alemanha, no século XIII, ainda pesado e desconfortável. Foram os franceses, no século seguinte, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz. O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, surgiu apenas no século XVII e, até o século XX, era feito sempre com lentes verdes. Na década de 60, esse cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato. As lentes coloridas tornaram-se moda na década de 70. Hoje, as mais usadas são verdes, marrons, cinzas e pretas, que absorvem mais de 80% da luz solar.

A COLORAÇÃO DAS LENTES


As diferentes colorações das lentes dos óculos também devem ser analisadas antes da compra. De acordo com o oftalmologista, o marrom e o fumê são indicados para dias claros, pois realçam contrastes e detalhes.

As lentes laranja e amarelas também destacam contrastes e profundidade. São ideais para usar de manhã, no fim do dia ou quando chove. Os óculos azuis, da mesma forma, servem para o fim da tarde e o tempo encoberto. Já os vermelhos e rosa têm um caráter mais fashion e podem ser usados em momentos variados. O verde-escuro, muito adotado por militares, permite uma boa percepção de cores e um contraste adequado em ambientes com pouca iluminação. Já o cinza, por ser neutro, é melhor em locais de intensa luminosidade


CADA MODELO UMA ADEQUAÇÃO DE ROSTO
As armações variaram ao longo dos anos, podendo ser curvilíneas, redondas, ovais ou aviadores e com cores diversas como vermelho, verde, azul, branco, etc. Para cada formato de rosto, recomenda-se um modelo diferente de armação de óculos:
•Para rostos ovais, praticamente todos os modelos de óculos favorecem, recomendando-se não escolher modelos muito largos, que podem "sair" do formato do rosto, parecendo inadequados;
•Para rostos redondos, devem ser usados óculos que deem a ilusão de um rosto mais fino e longo. Para isso, recomenda-se o uso de armações do mesmo tamanho ou maiores que o rosto, com linhas retas e angulares. Não se recomenda o uso de óculos redondos;
•Para rostos quadrados, as armações curvilíneas, redondas ou ovais são as mais recomendadas, assim como as lentes sem armação inferior, suavizando e definindo o rosto;
•Para rostos retangulares, a opção são modelos redondos, equilibrando o rosto com queixo ou testa proeminente;
•Para rostos triangulares (rosto mais fino em cima do que embaixo), o ideal são óculos com armação superior estreita e lentes redondas ou ovais, como o modelo aviador;
•Para rostos triangulares invertidos (rosto mais largo em cima do que em baixo), é recomendada uma armação de preferência sem aros.
•Para rostos com formato de diamante, as recomendações são modelos ovais ou sem aros, para que haja a ilusão de largura maior acima das maçãs do rosto, complementando as bochechas mais salientes.

Para concluir, use e abuse no uso deste maravilhoso acessório, que faz com que tenhamos mais um "ar" misterioso por onde passamos, varie nas armações, combine cores com os look's que estiver usando no dia, brinque com este acessório assim como um belo acompanhamento, umas pulseiras de couro e chapéis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário